ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Falta de chuva prejudica colheita de soja em Mato Grosso do Sul

Elverson Cardozo | 28/02/2012 22:19

Rendimento está em 45 sacas por hectare. Na safra anterior a média foi de 48

Mato Grosso do Sul já colheu 50% da safra de soja plantada. A média de produtividade está em 45 sacas por hectare. Na safra passada a média foi de 48. A perda na colheita, segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), foi por conta da estiagem.

A estimativa é que a produtividade do grão chegue a 2,7 t toneladas por hectare ao final da colheita. A produção deve ficar em 4,9 milhões de toneladas. Apesar das perdas, o assessor técnico da Famasul, Lucas Galvan, acredita que o Estado apresenta um quadro heterogêneo. “Até o final da colheita os resultados podem mudar”, afirmou.

Os melhores resultados foram na região centro-oeste de Mato Grosso do Sul. Nas cidades de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, a produtividade está de 50 a 60 sacas de soja por hectare.

Já a região sul sofreu mais com a falta de chuva. Ponta Porã e Laguna Caarapã têm colhido a média de 25 a 35 sacas por hectare. Até agora, Maracaju e Dourados contabilizam média entre 40 a 45 sacas.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pela GCEA (Coordenação de Estatísticas Agropecuárias) do IBGE no Estado e apresentados pelos sindicatos rurais durante reunião da comissão da agricultura da Famasul, realizada na tarde desta segunda-feira (27).

A Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) participou do encontro.

Nos siga no Google Notícias