ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Falta de produção interna faz Estado importar 73% de melancia

Caroline Maldonado | 14/09/2015 08:50
Apenas um terço de volume de melancia comercializado na Ceasa é produzida em MS (Marcelo Calazans)
Apenas um terço de volume de melancia comercializado na Ceasa é produzida em MS (Marcelo Calazans)

A demanda não é problema, a fruta está no gosto do sul-mato-grossense. A melancia só não está na preferência dos produtores do Estado, pois 73% do que é consumido em MS vem de outras regiões. A informação é da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que fará até um evento apenas para tratar da produção de melancia, reunindo agricultores na Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos de Mato Grosso do Sul).

O encontro previsto para o fim deste mês é uma das ações para reverter o cenário, em que 85% dos hortifrútis consumidos aqui são cultivados em outros Estados. “A reunião vem para provocar nos agricultores o interesse de ampliar o cultivo da melancia no Estado. Só para se ter uma dimensão do nosso déficit produtivo de melancia, hoje, só produzimos em torno de um terço daquilo que consumimos”, avalia o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

A melancia, por exemplo, vem de São Paulo (27%), Goiás (18%), Tocantins (18%) e Rio Grande do Sul (10%), entre outros. Segundo Enelvo, esses quatro ficam com mais de 60% da praça de fregueses em potencial. “Queremos reverter essa realidade, mas para isso é preciso falar com quem já produz uma quantia considerável e, também, com aqueles que tem algum interesse em iniciar nesse segmento produtivo”, diz.

Para estimular os agricultores, a agência e a direção da Ceasa apresentarão os balanços da Central sobre importação e exportação de alimentos. De acordo com os levantamentos, a melancia representa uma opção de ganho econômico e oferta, principalmente, de agosto a novembro, quando o produto fica escasso pela alta no consumo. Segundo Enelvo, nesse período, o preço obtido pode cobrir os custos de produção e irrigação.

O I Encontro de Produção e Comercialização da Melancia será no dia 30 de setembro, das 9h às 11h, na Ceasa. Agricultores que já trabalham com a fruta e os que têm interesse no cultivo são convidados, além de representantes de rede de supermercados, restaurantes, entre outros.

Nos siga no Google Notícias