ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Famasul lança anuário sobre agropecuária do MS no dia 19

Redação | 13/10/2010 19:01

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) lança no próximo dia 19 o primeiro anuário da produção agropecuária do Estado. Batizado de AgroAlimento, o material vai apresentar a evolução das produções estaduais desde a criação, em 1977, até 2009.

O AgroAlimento terá dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

De acordo com a pesquisa realizada pelo jornalista Marco Antônio Gehlen, mestre em Agronegócios pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a área cultivada no Estado cresceu 113% nas últimas três décadas.

Já a produção de grãos teve aumento de 617% no período, registrando acréscimo de 236% de produtividade. O anuário compila indicadores sobre as produções de carne bovina, soja, milho, arroz, trigo, algodão, cana-de-açúcar, leite, carne de frango, carne suína e carne ovina nos últimos 30 anos.

O AgroAlimento 2010 apresenta ainda a evolução dos custos de produção e da participação do Estado na produtividade nacional das diversas áreas da agropecuária.

Um exemplo é a contextualização referente à cotação do dólar nos anos de 2008 e 2009. Tais informações influenciam diretamente a exportação de produtos e a evolução dos trabalhadores com carteira assinada atuando em atividades agropecuárias.

Até dezembro de 2009, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, eram 63.352 empregados nesse setor em MS.

Nos siga no Google Notícias