ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Feita em MS, produção de carne especial de Nelore cresce 340%

Liana Feitosa | 20/10/2015 14:01

O Brasil atingiu produção de 201 toneladas de carne Nelore Natural nos últimos dois meses, agosto e setembro, segundo a ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil). Em agosto, a produção aumentou 340% com relação aos números alcançados nos meses anteriores e ocorre, principalmente, na unidade de Bataguassu, cidade a 335 quilômetros de Campo Grande.

Esse tipo de carne é produzido em parceria com a Marfrig Global Foods e é denominado "natural" porque é obtido de animais criados a pasto, de forma sustentável, alimentados com capim durante a maior parte de sua vida. A ACNB monitora todas as etapas do processo de produção, desde as fazendas até a seleção e embalagem dos cortes.

De janeiro a julho deste ano o volume total foi de 75 toneladas, mas em agosto a produção dessa qualidade chegou a 104 toneladas. Em setembro, o número apresentou ligeira queda, 97 toneladas, mas se manteve superior aos meses anteriores.

De acordo com a associação, o aumento no volume de produção se deve à readequação da estratégia comercial adotada pela Marfrig para a linha de cortes Nelore Natural.

Antes, a estratégia estava direcionada somente em cortes para churrasco. No entanto, agora a produção foi ampliada para os demais cortes de traseiro, dianteiro e costela. Essa mudança na operação é resultado de parceria entre a ACNB, a Marfrig e a Coopercica, rede de supermercados da cidade de Jundiaí (SP).

Seis unidades da Coopercica são atendidas pela Marfrig Global Foods com a carne Nelore Natural com cortes como picanha, coração de alcatra, maminha, fraldinha, lagarto, patinho, acém, contrafilé, costela, coxão duro, cupim, filé mignon, músculo, paleta e ponta de peito.

"Essa carne é extremamente magra em sua porção vermelha e só possui gordura externa ao corte, o que permite a separação no momento do preparo ou do consumo, contribuindo para o seu sabor", explica o diretor comercial da Marfrig Beef, Marcelo Proença Cury.

A produção dessa carne é atendida pelo PQNN (Programa de Qualidade Nelore Natural), que dá premiações aos pecuaristas associados da ACNB sobre o valor da arroba de seus animais da raça Nelore. As premiações variam de acordo com a qualidade dos animais abatidos e classificados. Atualmente 500 pecuaristas participam do programa em cinco estados brasileiros.

Nos siga no Google Notícias