ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Ferrugem deixa produtores de cana de MS sob alerta

Redação | 20/01/2010 09:32

Embora nenhum foco tenha sido confirmado até o momento, produtores de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul estão sob alerta diante da disseminação da ferrugem alaranjada, que já acomete lavouras de municípios do interior paulista.

"Os produtores estão em alerta, isso se dá na forma de análise das variedades utilizadas, contatos constantes com entidades de pesquisa e monitoramento dos canaviais", diz o presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho.

O Ministério da Agricultura criou na segunda-feira uma comissão para monitorar o avanço do fungo sobre as lavouras. Em 11 municípios paulistas foram detectados focos, até então.

A perspectiva é que no próximo mês seja registrado um fungicida para o controle da praga. Registros históricos dão conta de que a ferrugem alaranjada existe na Ásia e Austrália desde o século 19. Em 2007, foi encontrada em canaviais dos Estados Unidos e, depois, em vários outros países da América Central. Provavelmente a praga avançou dessa região para a América do Sul e para o Brasil.

Nos siga no Google Notícias