ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Fim de exigência de certificado para matrizes quer estabilizar preço de carne

Mariana Castelar | 04/04/2016 16:47
Alteração faz com que preço de carne continue estabilizado (Foto: Site Famasul)
Alteração faz com que preço de carne continue estabilizado (Foto: Site Famasul)

Para evitar a queda na comercialização de bezerros e uma possível alta na carne, a exigência de certificado para matrizes bovinas nas operações de financiamento do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) está suspensa. A solicitação ao Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste) partiu do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), sob a justificativa de que o documento dificultava o financiamento.

Segundo o coordenador do departamento técnico do Sistema Famasul, Justino Mendes, na rotina do produtor é impossível ter este certificado. “Esse documento só existe quando é puro sangue, mas com raças diferentes não há como certificar a origem do bezerro. Não há como controlar o cruzamento de todas as vacas. Imagina quando se compra um lote com 100, por exemplo, não há como a ABCZ, que é a entidade de classe, cuidar disso”.

O pedido foi realizado no dia 28 de janeiro, pela Federação junto a outras entidades representativas, no mesmo dia que foi aprovada pelo conselho estadual e enviada ao Condel.

Quando foi criado, o FCO tinha o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos. Até fevereiro de 2016, o produtor rural de Mato Grosso do Sul recebeu para financiamento da bovinocultura de corte R$ 5,6 milhões e tem uma demanda de R$ 81,5 milhões, aguardando aprovação.

“O Fundo é um importante instrumento de desenvolvimento em todas as esferas produtivas, fomentando novos investidores, novos empregos e desenvolvimento para MS”, ressalta Saito.

Para obter financiamento com recursos do Fundo, o produtor deve encaminhar a proposta mediante carta-consulta a ser entregue na agência bancária, documento que será analisado pelo Conselho Estadual. Para que não haja demora, o Sistema Famasul orienta que os produtores rurais atualizem o cadastro junto ao seu banco e assim, agilizem a liberação do crédito rural.

Nos siga no Google Notícias