ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Frigorífico reúne produtores para discutir programa que valoriza arroba

Caroline Maldonado | 06/10/2015 07:49
Pacto trará valorização para raça Nelore, foco de produtores da região norte de MS (Foto: Divulgação/Julio Bittencourt)
Pacto trará valorização para raça Nelore, foco de produtores da região norte de MS (Foto: Divulgação/Julio Bittencourt)

O frigorífico JBS reúne na próxima semana produtores interessados no Pacto Sinal Verde, programa que valoriza a arroba do boi em até 3%, conforme a qualidade da carcaça. Produtores da região norte de Mato Grosso do Sul devem participar da reunião para orientações, no dia 17 de outubro, em Figueirão, a 226 quilômetros de Campo Grande. O pacto foi firmado entre o Governo do Estado e o JBS, em agosto deste ano.

O encontro será a partir das 9h, no tatersal de leilões da Fazenda 3R. A tipificação das carcaças deve gerar aumento da bonificação do produtor rural em R$ 2 por arroba, segundo o proprietário da fazenda, Rubens Catenacci. Esse valor representa valorização de 2,7%, com base na cotação da arroba do boi para a região centro de MS, que é de R$ 135,09, segundo levantamento da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Para os produtores, o pacto é resposta a um anseio antigo da valorização da raça Nelore. “Assim como a maioria dos criadores brasileiros, dedico-me à raça Nelore, com resultados que surpreendem. O Sinal Verde contribuirá para que os animais sejam pagos por seu rendimento frigorífico e qualidade, seja originado por um cruzamento industrial ou não, a valorização será reflexo do empenho do produtor”, comenta Rubens.

Entre as ferramentas de valorização, estão o aumento de produtividade, redução da idade de abate, formação de carcaças mais pesadas e de maior rendimento, de acordo com Eduardo Krisztán Pedroso, do setor de originação do JBS. “Fazendo uma analogia, a carcaça é a embalagem da pecuária e preenchê-la adequadamente significa aumento de produtividade e, por consequência, do faturamento por hectare da propriedade rural. Isso é aumentar a renda do produtor economicamente antenado”, afirma Eduardo.

As metas serão facilmente atingidas pelo norte de Mato Grosso do Sul devido a tradição voltada à qualidade, na opinião do prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin. “Não há dúvida de que a região que produz o melhor bezerro do País se mobilizará em prol de resultados ainda melhores, que vão impactar na rentabilidade das propriedades, municípios e do Estado, além de elevar nossa carne à categoria gourmet”.

Pacto Sinal Verde - O objetivo do pacto é atingir 100% do abate tipificado no Estado até dezembro deste ano, ou seja, classificar a carcaça bovina em padrões indesejável, tolerável e desejável. Até agosto de 2016, o frigorífico quer elevar o percentual de cabeças de alta qualidade dos atuais 27% para 50% e reduzir de 10% para 3% o volume de carne que não atende os requisitos de perfeita qualidade.

Durante a assinatura do pacto, no dia 25 de agosto, o presidente do JBS, Renato Costa disse que na hora de fechar o negócio o pecuarista que se enquadrar no programa terá acréscimo no valor da arroba, que varia entre 2% e 3%, de acordo com a tipificação.

Nos siga no Google Notícias