ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Fundação aproveita estiagem para fazer experimentos com irrigação

Priscilla Peres | 17/10/2014 09:17
O teste contempla quatro tipo de cultivo, sendo três com irrigação. (Foto: Fundação Chapadão)
O teste contempla quatro tipo de cultivo, sendo três com irrigação. (Foto: Fundação Chapadão)

A Fundação Chpadão está aproveitando o período de estiagem para fazer experimentos com quatro tipos de cultivos de soja, sendo três com irrigação em diferentes níveis e uma dependendo apenas da água das chuvas.

De acordo com a Fundação, o experimento é realizado em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e foram implantadas seis cultivares de soja com ciclo de 100, 110 e 120 dias, em três diferentes manejos de irrigação, uma com reposição de 100% da água necessitada pela cultura, e outras duas com 75% e 40% de reposição respectivamente.

O sistema visa irrigar com custo menor de bombeamento e utilização racional da água. As três serão comparadas com o sequeiro, que dependerá apenas das chuvas. A Fundação fica responsável pela implantação e condução do projeto a campo e a UFMS pelo manejo do turno de rega, aproveitando o conhecimento do professor de irrigação.

O trabalho busca várias respostas para as necessidades dos produtores, como ofertar solução prática aos produtores rurais informando se há necessidade de implantação do sistema de irrigação para suprir a eventual falta de chuvas durante o ciclo de cultivo da soja na região dos chapadões. O trabalho contempla se haverá necessidade de aumentar a população de plantas e em qual cultivar este aumento é responsivo.

O diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges, disse que este é o princípio de um trabalho que deverá ser repetido por três anos para ter uma média e com total segurança disponibilizar os resultados aos produtores. Para ele a continuidade desta trabalho contempla o plantio de milho safrinha, seguido de feijão no mesmo segmento, bem como outros trabalhos no setor de fitossanidade.

Nos siga no Google Notícias