ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Fundação MS entra na Justiça para retirar sem-terra de área de pesquisa

Aline dos Santos | 07/03/2013 11:05
Acampamento fica em fazenda de Maracaju. (Foto: Divulgação)
Acampamento fica em fazenda de Maracaju. (Foto: Divulgação)

A Fundação MS entrou na Justiça para retirar acampamento de trabalhadores sem-terra das imediações da Fazenda Alegria, utilizada para realização de pesquisas. A propriedade fica no município de Maracaju.

Conforme a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), o acampamento da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) foi montado em setembro do ano passado, às margens da BR-267. São 50 barracas instaladas entre a pista e as terras arrendadas pela Fundação MS.

Até o momento, os acampados ocupam uma faixa de dois hectares de extensão, onde fizeram a capina, derrubando, inclusive, algumas plantas de milho que servem como proteção às áreas de pesquisa.

A entidade também fez Boletim de Ocorrência na delegacia de Maracaju. A maior preocupação é com os prejuízos e alterações nas pesquisas. Para o gerente técnico-científico e pesquisador do Setor de Fitotecnia, Milho e Sorgo da instituição, André Luís Lourenção, a ação da Fetagri compromete o trabalho que atende a comunidade rural.

“Eles estão próximos de uma área de experimentos do milho safrinha, onde são desenvolvidas pesquisas de competição de híbrido e de consórcio milho-braquiária, onde fazemos pesquisas sobre manejo de praga e também onde realizamos o Dia de Campo. São trabalhos realizados com muito empenho para atender a demanda do produtor rural”, explica.

Eles também alertam para o risco de atropelamento e de intoxicação pela exposição indevida aos defensivos agrícolas usados nas pesquisas da instituição. A Fundação MS é uma entidade que desenvolve tecnologias para o setor agropecuário e atua há 15 anos.

Nos siga no Google Notícias