ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Gado ilegal é abatido em frigorífico de Ponta Porã; fazenda ficará interditada

Jeozadaque Garcia | 28/01/2012 19:59
Animais foram apreendidos no início da semana. (Foto: Divulgação/DOF)
Animais foram apreendidos no início da semana. (Foto: Divulgação/DOF)

Foram abatidas na tarde deste sábado (28) 208 cabeças de gado que foram apreendidas durante operação da vigilância sanitária no início desta semana, em uma propriedade no município de Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande, na divisa entre o Brasil e o Paraguai. O abate aconteceu em um frigorífico de Ponta Porã, o mais próximo de Bela Vista.

Segundo a secretária estadual de Produção e Turismo, Tereza Cristina, a fazenda onde o gado foi encontrado está interditada.

“Agora devem ocorrer os desdobramentos do processo, por serem animais sem comprovação de origem. Serão abertos processos administrativos e fiscais”, afirmou.

Apreendidos por conta de irregularidades de identificação e suspeita de contrabando, os animais foram encaminhados para abate pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A ação foi feita em cumprimento à norma instituída pelo Mapa, que determina que todo e qualquer gado contrabandeado, mesmo os que não estiverem infectados com o vírus da aftosa, devem ser abatidos. Este foi o segundo abate realizado desde a descoberta de um novo foco de febre aftosa no Paraguai, no início deste mês.

Continuam suspensas temporariamente as importações de carnes bovinas do Paraguai. Homens das forças armadas continuam na fronteira. Fiscais federais agropecuários e médicos veterinários estão atuando em 14 postos fixos, 10 barreiras volantes e algumas propriedades.

Eventos com aglomerações de bovinos e bubalinos estão suspensos em 11 municípios de fronteira.

Nos siga no Google Notícias