ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governador apoia aumento na mistura de álcool à gasolina para ajudar setor

Caroline Maldonado | 06/03/2015 09:29
Meta é chegar a 30% de etanol na gasolina, segundo o Governo do Estado (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)
Meta é chegar a 30% de etanol na gasolina, segundo o Governo do Estado (Foto: Arquivo/Marcelo Victor)

Em reunião com governantes de outros estados, ontem (5), em Goiânia (GO), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se comprometeu a apoiar medidas para fortalecer o setor sucroenergético no Estado, que é o quinto maior produtor de cana do país.

Na carta, assinada também pelos governadores de Goiás, Marconi Perillo; de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Paraná, Beto Richa; de Mato Grosso, Pedro Taques e de Alagoas, Renan Calheiros Filho, está garantido o apoio ao aumento da mistura de etanol anidro à gasolina.

A intenção é chegar a 30% na proporção, segundo o Governo do Estado. Atualmente, a mistura de etanol à gasolina é de 25%, mas será de 27% a partir de 16 de março, conforme anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Outra meta é criar políticas de incentivo aos veículos híbridos com a tecnologia flex. Eles querem ainda discutir políticas públicas com o Governo Federal para defender o setor econômico.

Os governantes querem ainda a reinclusão da indústria sucroenergética como contribuinte do Sistema Indústria; a realização de leilões regionais, específicos e atrativos; introdução do setor entre as prioridades de desoneração do emprego; ampliação de políticas de incentivo à bioeletricidade e incentivo aos programas e projetos de melhoria de eficiência dos motores flex.

Além disso, está prevista abertura de linhas de crédito para pesquisa e inovação do setor em Mato Grosso do Sul, que produz 41,5 milhões de toneladas a cada safra, a partir de 22 usinas em operação, segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

Reinaldo disse que essa é uma pauta proativa de um segmento importante. “Eu não tenho dúvida que com essa organização, participação dos sindicatos, o setor que representa a produção de etanol, bioenergia, com os governadores, nós poderemos avançar no atendimento às demandas e fortalecer ainda mais esse setor em todo o País”, comentou o governador.

Nos siga no Google Notícias