ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Governo começa a traçar Plano Safra de Inverno 2013

Nícholas Vasconcelos | 13/02/2013 20:54

O Governo Federal começou a discutir as novas linhas para o Plano Safra de Inverno para este ano e anunciou que ele deve estar pronto no início de março. De acordo com o secretário de política agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Neri Geller, uma equipe da secretaria elabora as ações que vão beneficiar o produtor rural que se dedica a cultura do milho.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul teve uma área plantada de 33.650 hectares de trigo com produção de 42 mil toneladas na safra do ano passado.

Entre as medidas em discussão estão as que asseguram especialmente o aumento da produção, por meio do reajuste dos valores mínimos para garantia de renda do produtor e a ampliação do limite de financiamento de custeio das lavouras.

Também está em debate a possibilidade de realização de estudos de zoneamento de risco climático para os principais estados produtores. Todas as medidas construídas devem passar pela aprovação do CMN (Conselho Monetário Nacional) antes de entrarem em vigor.

Em 2012, o Governo Federal garantiu R$ 430 milhões em recursos de crédito voltados à comercialização da safra de trigo, R$ 60 milhões para o pagamento das subvenções do seguro agrícola e o reajuste dos preços mínimos de todas as culturas de inverno.

Nos siga no Google Notícias