ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Governo cria programa para atender agricultura familiar

Redação | 10/06/2008 15:26

A proposta para incrementar a produção agrícola, anunciada ontem (9), na reunião ministerial feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, será lançada no dia 2 de julho.

O Programa Mais Alimentos, como será chamado, visa fortalecer a agricultura familiar e tentar frear a aumento elevado dos preços dos alimentos.

Para isso, o programa, que será implementado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, pretende alcançar a meta de 18 milhões de toneladas em excedente de produção até 2010, principalmente em leite, milho, feijão, arroz, mandioca, trigo, aves, café, frutas, arroz e cebola.

Atualmente, a agricultura familiar responde por 56% do leite, 67% do feijão, 89% da mandioca, 70% dos frangos e 75% da cebola produzidos no país.

Ao todo, 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são produzidos pela agricultura familiar.

Para reforçar o setor, o governo criará linha de crédito de até R$ 100 mil. A expectativa é atender um milhão de produtores até 2010.

"Todas as avaliações indicam que a crise no preço dos alimentos será de longa duração. O governo federal está apostando na capacidade da agricultura familiar para ampliar a produção de alimentos e, com isso, combater a inflação e garantir segurança alimentar aos brasileiros", informou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, em nota.

O Programa Mais Alimentos também pretende ampliar a capacidade de armazenamento das propriedades e cooperativas e incentivar a mecanização em massa nas propriedades familiares.

A meta é colocar mais 60 mil tratores e outros implementos agrícolas a serviço dos produtores.

A assistência técnica também será implementada, com aumento dos investimentos em sementes, melhoramento de pastagens e genética animal.

Nos siga no Google Notícias