ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Governo e banco discutem verba para agricultura familiar

Redação | 02/04/2009 20:58

A aplicação de crédito rural à agricultura familiar foi discutida hoje entre a secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Antônio Roldão e representantes do Banco do Brasil.

O CFC (Canal Facilitador de Crédito), o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o FCO (Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro Oeste), permearam as discussões.

Segundo Tereza, o governo federal desenvolve excelentes políticas públicas de crédito, mas necessitam ser aplicadas corretamente para funcionarem. Para ele, existe falta de informação muito grande no segmento produtivo quando o assunto é crédito.

Metas devem ser criadas para aumentar a participação da agricultura familiar no acesso ao FCO, de acordo com Tereza. O Fundo, em sua opinião, tem demonstrado ótimos resultados com a agricultura empresarial, mas a participação da agricultura familiar junto ao benefício ainda é mínima.

O gerente de desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil, Miguel Honório Fernandes, o acesso ao crédito precisa ser mais bem trabalhado no Estado, principalmente junto à agricultura familiar. Ele explica que dos R$ 240 milhões do Pronaf destinados a MS nesta safra, apenas R$ 38 milhões foram acessados do mês de julho do ano passado até hoje.

Por isso, é pretensão da secretária Tereza visitar vários municípios do Estado, com o objetivo de estimar a participação, principalmente de agricultores familiares tradicionais, junto ao FCO.

Nos siga no Google Notícias