ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo estuda programa para ampliar produção de hortifrúti e reduzir importação

Caroline Maldonado | 12/02/2016 08:37
Pesquisadora Cássia Regina; superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur e engenheiro agrônomo Altair Luiz se reúnem hoje para discutir novo programa (Foto: Divulgação/Sepaf)
Pesquisadora Cássia Regina; superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur e engenheiro agrônomo Altair Luiz se reúnem hoje para discutir novo programa (Foto: Divulgação/Sepaf)

Técnicos do Governo do Estado se reúnem hoje (12) para elaborar um plano a fim de aumentar a produção de hortifrútis em Mato Grosso do Sul e reduzir a importação desses produtos de outros Estados. Atualmente, cerca de 80% dos hortifrútis, que chegam a Ceasa (Central de Abastecimento do Estado) e são consumidos em MS, vêm de outras regiões do país.

A discussão para criação do Programa Estadual de Horticultura será coordenada pelo engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva com a colaboração da pesquisadora de frutas Cássia Regina Yurico Ide Vieira, da unidade de Dourados da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Também participarão da reunião de hoje técnicos da Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). O objetivo é aumentar a produção, revertendo o cenário de importação a médio prazo. Os técnicos acreditam que com planejamento é possível abrir novos mercados e passar até a exportar frutas, verduras e legumes de MS.

Na segunda fase da elaboração do programa, também entrarão nas discussões as instituições parcerias, empresas e cooperativas de assistência técnica. A ideia é unir as entidades para pensar novas formas de assistência técnica e extensão rural, que já é oferecida pelo Governo do Estado.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur, a equipe já tem um esboço do programa, formatado com base nas diretrizes de trabalho da Sepaf, que deve servir de referência para o planejamento de ações.

“Vamos reunir técnicos e aproveitar a expertise de cada um para focar principalmente na ampliação da produção com sustentabilidade. Temos todas as condições de reverter esses números e produzir inclusive para exportar”, comentou o superintendente.

Nos siga no Google Notícias