ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Governo vai reduzir imposto de indústrias de leite para estimular setor

Fernanda Mathias e Leonardo Rocha | 01/06/2016 09:55
Evento comemorativo à Semana Estadual do Leite foi esta manhã, na Assembleia (Foto: Fernando Antunes)
Evento comemorativo à Semana Estadual do Leite foi esta manhã, na Assembleia (Foto: Fernando Antunes)

Na manhã desta quarta-feira (1), em cerimônia de comemoração da Semana Estadual do Leite, na sala da presidência da Assembleia Legislativa, o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), falou sobre a preocupação com a cadeia do leite, que reduziu a produção, e anunciou medidas que buscam incremento de pelo menos 20% no volume atual.

“Queremos uma cadeia com equilíbrio, que seja duradoura e efetiva com olhar e atenção ao pequeno produtor”. Azambuja destacou a importância de um rebanho com genética apurada para que a produção atinja níveis de qualidade, lembrando que a cadeia estadual é recente, enquanto estados que lideram os rankings nacionais já têm há tempos políticas públicas para o setor.
Além da melhoria genética, a proposta é prover pastagens de melhor qualidade e incentivo fiscal, com redução de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Para melhorar as pastagens, mencionou o programa estadual Terra Boa, para recuperação de pastagens degradadas e a importância de os produtores conhecerem melhor.

O governador também fala em redução de imposto incidente sobre a industrialização durante a estiagem para atenuar os impactos da sazonalidade, sem detalhar alíquotas. Diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Feline, explica que hoje 40 técnicos do governo atuam junto à cadeia do leite com a meta de aumentar a produção em pelo menos 20% ao ano.

Hoje a produção estadual é de 1,4 milhão de litros por dia e a pretensão é chegar a até dois milhões, o que significa volume diário 42% maior. Sobre as ações de melhoramento genético, a idéia é envolver 5 mil animais ao ano, aumentando progressivamente o rebanho melhorado.

Rodney Guadagmin, assistente técnico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), ressaltou que entre as questões competitivas que impactam na baixa produção estão o preço do milho, principal insumo da alimentação e a carga tributária incidente, somado aos gastos operacionais com energia, combustíveis e a baixa rentabilidade.

“Em 2005 fomos o 12º principal produtor de leite do País e em 2015 fomos o 15º”, citou. Ao passo em que a produção nacional cresceu 40,7% no mesmo período, no Estado houve queda de 20%. O último levantamento do IBGE, de 2006, apontava 24 mi produtores no Estado. Rodney cobrou políticas públicas para a cadeia e cuidados especiais para os assentados, lembrando que 70 mil produtores têm no leite sua principal atividade entre 204 assentamentos.

Wilson Igui, presidente do Conseleite/MS (Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Leite de Mato Grosso do Sul), disse que nos Estados vizinhos o ICMS dos produtos industrializados é de 2%, frente a uma média de 6% em Mato Grosso do Sul e 10,2% no leite à granel, fator depressor da competitividade e um dos fatores que leva à informalidade na produção de leite, estimada em 62%.

Pedro Guerbas Filho, da Câmara Setorial do Leite e representante da Indústria na Câmara, disse que a principal necessidade é que o governo esteja envolvido na coordenação da cadeia do leite em busca melhores resultados.

Nos siga no Google Notícias