ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Grandes produtores vão poder pagar dívida em até 5 anos

Redação | 10/04/2008 08:40

Os grandes produtores rurais do país poderão parcelar seus débitos já inscritos em dívida ativa da União em até cinco anos, com descontos ainda não definidos. Existe também a possibilidade de estender esse prazo para dez anos. A informação é do deputado federal Waldemir Moka, porta-voz dos ruralistas em Mato Grosso do Sul.

Moka, que participou ontem à noite de reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informa que ficou acertado ainda que o produtor poderá pagar somente 40% da parcela das dívidas de investimento a vencer neste ano. Os 60% restantes irão se somar ao saldo devedor, cujo pagamento deverá ser feito em cinco prestações anuais, a partir de 2009.

O deputado disse que estão praticamente fechados os pontos relacionados à redução da taxa de juros para custeio prorrogados e investimentos. Nos custeios, as taxas cairão de 8,75% para 6,75%. Os juros dos empréstimos feitos com recursos livres, que variam de 14 a 21%, cairão para 10,5%. Já o FAT Giro Rural, atualmente com juros médios de 10,25% ao ano, será reduzido para 9,25%, podendo chegar a 8,75% com bônus de adimplência.

Segundo Moka, o governo está sensível às reivindicações dos produtores, razão pela qual espera que as negociações sejam concluídas até a próxima terça-feira, quando deverá ser editada medida provisória com todas as medidas acertadas pelo setor com o governo.

O deputado diz, no entanto, que os representantes dos produtores na Câmara ainda vão tentar melhorar alguns pontos da proposta, como a ampliação dos prazos de carência.

Nos siga no Google Notícias