ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Grupo Independência é campeão em demissões no País

Redação | 02/04/2009 08:58

O grupo Independência aparece como o que mais demitiu no País este ano. São 6,6 mil pessoas entre todas as unidades, 2,5 mil somente em Mato Grosso do Sul.

A primeira unidade fechada, em fevereiro, foi a de Campo Grande. Na ocasião 400 pessoas foram demitidas. Na semana passada mais 900 foram demitidas da unidade em Anastácio, que fechou e por fim mais de mil demissões em Nova Andradina, onde foi mantido em funcionamento apenas o curtume.

Até janeiro, o Independência empregava cerca de 11 mil pessoas e tinha capacidade de abate de 10,8 mil bovinos por dia. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial no fim de fevereiro. Alegou queda na demanda externa, falta de crédito, redução no preço da carne e aumento de custos. A unidade espera aporte de R$ 200 milhões do BNDES, que se dará via Banco do Brasil. A presidente da CNA (Confederação Nacional de Agricultura), Kátia Abreu, informou que o que falta é que o grupo apresente garantias para liberação do crédito.

Em Mato Grosso do Sul o setor frigorífico é o principal responsável pelo desemprego. Segundo entidade que representa os trabalhadores são 9,5 mil pessoas que foram mandadas embora, por isso foi levado ao Ministério do Trabalho pleito para incluí-los na medida que amplia o seguro-desemprego para sete meses. Essa proposta deve ser avaliada no próximo mês. (Com informações da Folha de São Paulo).

Nos siga no Google Notícias