ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Iagro recolhe 307 morcegos em dois meses durante vistorias contra a raiva

Nyelder Rodrigues | 06/04/2016 21:09

Em janeiro e fevereiros, as equipes do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) captaram em 27 municípios de Mato Grosso do Sul 307 morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva animal. O número é resultado de 211 visitas feitas em propriedades rurais com maior risco de ocorrência da doença.

Outras 109 vistorias foram feiras em abrigos de animais nestes primeiros dois meses do ano. Em todos locais, foram oferecidos orientações sobre educação sanitária, visando evitar o controle da incidência dessa doença no Estado.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Iagro, Fabio Shiroma de Araujo, foi possível levantar dados sobre um caso de um trabalhador rural que foi sugado por morcegos hematófagos durante estas visitas.

Segundo informações do relatório, o paciente foi para um posto de saúde recebeu atendimento médico adequado. O local onde ocorreu o caso não foi informado pela assessoria de imprensa do órgão.

Raiva - Doença transmitida dos animais para o homem, a raiva é fatal e atinge bovinos, equinos, ovinos e caprinos. “É crucial a participação do produtor rural na comunicação, ao Escritório da Iagro mais próximo da propriedade, dos casos de animais com sintomatologia nervosa, conhecimento de abrigo com morcegos e ou presença de animais com sugaduras por morcegos hematófagos”, completou Fabio.

Nos casos de animais suspeitos, o alerta indica que não se deve manusear os animais sob risco de adquirir a doença. Caso qualquer pessoa entre em contato com animal suspeito ou venha a ser agredido por morcegos, cães, gato, deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo.

Nos siga no Google Notícias