ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Iagro registra morte de 2,7 mil bovinos na região sul

Redação | 20/07/2010 06:58

Ultimo levantamento da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) mostra que 2.700 mil cabeças de gado foram mortas devido ao frio. O número foi repassado pelos seus escritórios na região sul e sudoeste do Estado.

Esta quantia foi registrada desde sábado, quando os primeiros animais foram encontrados, em fazendas de Caarapó e Antônio João.

Os técnicos da Iagro irão analisar as carcaças para descobrir o que causou a morte das reses, já sabendo que a queda brusca da temperatura é a principal razão.

Em todos os casos, os animais mortos devem ser enterrados ou cremados e em hipótese alguma usados para consumo humano. Em uma fazenda de Antônio João, 120 bovinos morreram. Quase metade do rebanho que era de 270.

Em Antonio João, a Iagro contabilizou a morte de 310 bois, em Amambai o número já atinge 300 cabeças, enquanto na cidade de Naviraí o órgão estima que 100 bovinos tenham morrido no fim de semana. No município de Caarapó, de acordo com o Sindicato Rural, 612 bois morreram por conta do frio intenso. Mas a Iagro reitera que tem registro apenas de 587 mortes.

O número total e o prejuízo ainda devem ser contabilizados, pois diversas fazendas ainda não repassaram suas perdas.

O presidente do sindicato rural de Caarapó, Jesus Camacho, acredita que pode chegar a 4 mil cabeças. Prejuízo de quase R$ 4 milhões.

Nos siga no Google Notícias