ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Iagro reúne produtores para testar GTA eletrônica

Redação | 18/10/2010 10:58

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realiza hoje, às 14 h, reunião com produtores rurais, selecionados pelo órgão para realização do teste da e-GTA (emissão da Guia de Trânsito Animal eletrônica).

A emissão está em fase experimental e começa na quarta-feira. Durante a reunião desta segunda-feira serão entregues aos produtores as máquinas e os cartões magnéticos que devem ser utilizados para emitir a guia. Os proprietários rurais e os representantes da indústria de carne também vão receber as instruções necessárias para operar o sistema.

De acordo com o site de notícias do governo, o cartão contém um chip com todas as informações referentes à propriedade rural cadastrada em nome do produtor. A máquina para leitura do dispositivo eletrônico vai estar interligada, via satélite, ao sistema da Iagro para envio de dados em tempo real.

A guia traz o número de bovinos macho e fêmea ao qual o documento faz referência, a marca do rebanho, procedência, localidade de destino, finalidade, meio de transporte, datas das vacinações contra brucelose e aftosa.

Para emissão da e-GTA é preciso anuência do médico veterinário responsável pela propriedade, cadastrado na Iagro. O documento também especifica a localização da emissão do GTA e a identificação do terminal utilizado.

A guia possui ainda um código de barras para leitura nos postos de fiscalização da agência.

O novo mecanismo ainda será submetido ao Ministério da Agricultura para aprovação, antes de ser adotado oficialmente. A guia em papel continuará a ser emitida pela agência.

Em Mato Grosso do Sul existem cerca de 50 mil produtores de bovinos. A Iagro emite aproximadamente 360 mil Guias de Trânsito Animal por mês.

Nos siga no Google Notícias