ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

IBGE aponta perdas na safra de milho e de cana em Mato Grosso do Sul

Marta Ferreira | 09/09/2011 15:04
Safra de milho teve perdas por causa da estiagem e da geada. (Foto: Amambai Notícias)
Safra de milho teve perdas por causa da estiagem e da geada. (Foto: Amambai Notícias)

O IBGE divulgou hoje a estimativa de safra para agosto, apontando, em Mato Grosso do Sul, perdas na produtividade das safras de milho e de cana.

No caso do milho, a estiagem e a geada reduziram em 23,2% o rendimento da segunda safra de milho, quando o grão substitui a soja na área plantada no Estado.

Conforme o IBGE, na safra de inverno a produção de milho é de em 3 milhões de toneladas, quantidade 10% menor que no ano anterior, apesar da área cultivada ter crescido em 16%.

Os dados do instituto mostram que, juntando as duas safras, inverno e verão, foram cultivados em Mato Grosso do Sul 957 mil hectares com milho, e a produção alcançada, conforme a estimativa de agosto, é de 3,7 mil toneladas. No ano passado, quando haviam sido plantados 873 mil hectares, o rendimento maior garantiu uma produção semelhante nas duas safras.

Cana- Para a safra de cana-de-áçucar, a estimativa de safra do instituto revelou uma queda de 5% na produção, em agosto, em relação ao previsto no mês anterior.

A área cultivada, conforme o levantamento, aumentou de 399 mil hectares, no ano passado, para 472 mil este ano, mas a produção, que era estimada em 43 mil toneladas, em agosto caiu para 39 mil toneladas, reduzindo a estimativa de aumento da quantidade produzida.

Enquanto a área cresceu 18%, a produção, conforme o IBGE, teve aumento de 14%. As perdas nas lavouras estão sendo apontadas pelo setor como um dos motivos pelo qual o preço do etanol continua em alta.

Para a soja, que tem safra maior no verão, o IBGE confirmou hoje uma produção de 5 milhões de toneladas, com pouca mudança na área cultivada, que ficou em 1,7 milhão de hectares nos dois anos.

Nos siga no Google Notícias