ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

IBGE identifica crescimento menor da safra em razão da estiagem

Com aumento de área, expectativa era de 6,6 milhões de toneladas, mas estiagem atrapalhou plantio

Caroline Maldonado | 11/11/2014 11:41
Colheita de soja será atrasada, entre fevereiro e abril, quando há possibilidade de chuvas (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Colheita de soja será atrasada, entre fevereiro e abril, quando há possibilidade de chuvas (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Área de cultivo de soja em MS, que na safra passada era de 1,9 milhões de hectares, agora alcança 2,1 milhões de hectares (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Área de cultivo de soja em MS, que na safra passada era de 1,9 milhões de hectares, agora alcança 2,1 milhões de hectares (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

A estimativa de plantio de soja em Mato Grosso do Sul aponta crescimnto de 9,2% na produção da safra 2014/2015 em relação à anterior. Foram produzidas 5,7 milhões de toneladas na safra 2013/2014 e para a atual estão previstas 6,3 milhões de toneladas, segundo pesquisa divulgada hoje (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Havia expectativa de produção ainda maior, chegando a 6,6 milhões de toneladas, já que houve aumento de área, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), mas a estiagem reduziu a previsão de crescimento.

A área cultivada no Estado, que na safra passada era de 1,9 milhões de hectares, agora alcança 2,1 milhões de hectares. Mesmo com a expansão, a produção não deve atingir a expectativa inicial em virtude do atraso no cultivo, prejudicado pela estiagem no início de outubro. Não fosse o atraso, o plantio da soja, que está em aproximadamente 65%, estaria em 95% até agora, conforme a Aprosoja.

Com isso, a colheita também será atrasada, entre fevereiro e abril, quando há possibilidade de chuvas, segundo o analista em agricultura, Leonardo Carloto. “Temos expectativa de chuvas no período de colheita, que certamente vão atrapalhar a produtividade. O normal seria que a colheita fosse iniciada em janeiro, mas vai começar apenas em fevereiro, se estendendo até abril”, explica.

Milho - O plantio de milho safrinha, por sua vez, também sofrerá com os impactos da estiagem que atrasou o ciclo da soja. Neste cenário, o plantio do grão começa só a partir de fevereiro e duas são as probabilidades, segundo o analista em agricultura. “Pode haver a redução de área ou, o que acredito que seja mais provável, boa parte do milho safrinha pode ser plantado fora do zoneamento, que termina em março. Muitos produtores não vão finalizar antes de abril”, deduz.

De acordo com o IBGE, a estimativa é de que 1,5 milhões de hectares sejam cultivados com milho safrinha. Segundo o Leonardo, 30% dessa área deve ficar fora do zoneamento. Essa parcela de produtores fica de fora do seguro e a produção pode ser prejudicada pela geada, que diminui a produtividade. Ainda assim, acredita Leonardo, a maioria dos agricultores deve optar por investir no plantio do milho safrinha.

As projeções para a safra atual, no entanto, apontam a produção 7,9 milhões de toneladas de milho. A estimativa é 9,9% superior ao produzido na safra passada. O aumento deve ocorrer por conta do aumento de área.

Plantio do milho começa só a partir de fevereiro e boa parte pode ficar fora do zoneamento (Foto: Arquivo/Cleber Gelio)
Plantio do milho começa só a partir de fevereiro e boa parte pode ficar fora do zoneamento (Foto: Arquivo/Cleber Gelio)

País – A pesquisa mensal feita pelo IBGE mostra que Mato Grosso do Sul deve ser responsável por 7,7% da produção da safra 2014/2015 em todo o Brasil.

Com relação à área prevista em todo o país, apresentam variação positiva o feijão 1ª safra (5,5%), a soja (1,6%), o amendoim 1ª safra (0,4%) e o arroz (0,7%). Já o algodão herbáceo (-7,8%) e o milho (-0,2%) apresentam variação negativa.

A pesquisa que estima a produção foi realizada em outubro pelo IBGE, nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste e nos Estados de Rondônia, Amazonas e Acre.

Nos siga no Google Notícias