ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Investimento bilionário do Governo não chega aos produtores de leite

Caroline Maldonado | 12/07/2014 08:56
Produtores do assentamento Campanário trabalham em família (Foto: Roque Buzanello)
Produtores do assentamento Campanário trabalham em família (Foto: Roque Buzanello)

Todos os dias, a família do produtor Eder Rolin acorda antes da 4h e trabalha na produção de até 500 litros de leite. Para o produtor Jorge Rech, a esposa e os dois filhos a rotina é a mesma. Ambos vivem em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande.

A cada dois dias o caminhão do laticínio passa nas propriedades e leva o leite que será pasteurizado e vendido. O veículo passa ainda por outras 14 propriedades do assentamento Campanário, a 10 quilômetros do município, onde as famílias produzem entre 60 e 300 litros de leite por dia.

No último mês, o laticínio atrasou os pagamentos e esses produtores ficaram sem receber pela produção. Eder e Jorge trocaram de empresa e agora fornecem o produto para outro laticínio, que está pagando em dia, mas ainda assim lamentam não ter mais lucratividade nessas negociações ou ainda poder fazer a própria distribuição.

Pouco incentivo - Os produtores reclamam dos impostos e pedem incentivos do Governo e linhas de crédito bancário acessíveis ao pequeno produtor. “Falam na TV que tem milhões para a agricultura familiar, mas nós não temos acesso a esse dinheiro”, destaca Eder.

O recurso noticiado pelos jornais ao que o produtor se refere é de R$ 24,1 bilhões, do Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado no dia 26 de maio pela presidente Dilma Rousseff. As taxas de juros variam de 0,5% a 3,5%. Mas Eder e Jorge reclamam não ter acesso a essas linhas. “O crédito que tem para nós aqui é com taxa de 2% ao ano, pelo Banco do Brasil. Somente o grande produtor consegue empréstimo melhor, com até quatro anos de carência”, afirma Eder.

O presidente da Acafe (Associação Campanário da Agricultura Familiar), Roque Luiz Buzanello, concorda que o investimento federal, que é para compra de máquinas e equipamentos, não alcança os pequenos produtores de leite “Temos que ter uma política mais séria de fortalecimento do produtor de leite, porque toda a renda das famílias depende da produção”.

Eder e a família produzem até 500 litros de leite por dia (Foto: Eder Rolin)
Eder e a família produzem até 500 litros de leite por dia (Foto: Eder Rolin)
Famílias produzem entre 60 e 300 litros de leite por dia (Foto: Roque Buzanello)
Famílias produzem entre 60 e 300 litros de leite por dia (Foto: Roque Buzanello)

Muito Imposto - “Nós temos que pagar 2,3% de imposto ao Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul). Parte disso vai para o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em sete anos eu fiz apenas um curso oferecido pelo Senar, então essa contribuição não tem retorno para a gente”, afirma Eder.

Eder explica que se ele quiser pasteurizar o leite e vender para fora do Estado para ter uma boa lucratividade, terá que pagar 100% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), enquanto o laticínio tem desconto sobre esse imposto. “Nós somos obrigados a vender para o laticínio, que tem todo incentivo e ainda consegue quebrar e deixar de pagar a gente. Isso acontece, porque a política pública que existe permite que fique fácil de o laticínio dominar a gente”.

Segundo Eder, o laticínio tem 80% de desconto no ICMS, desde que pague em dia os produtores e os transportadores. “Porque o Governo não obriga direcionar parte desse valor para o produtor?”, sugere o produtor. “A gente precisa de incentivos também, porque se não a única alternativa é vender para o laticínio e aí acontece ainda de não pagarem em dia”, afirma Jorge.

Nos siga no Google Notícias