ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Leilão do Cavalo Pantaneiro acontecerá hoje

Caroline Maldonado | 03/05/2014 13:08
Prova de laço comprido “Vaca Gorda” reúne patrões e peões e divulga raça de cavalos típica do Pantanal (Foto: Fabio Pellegrini)
Prova de laço comprido “Vaca Gorda” reúne patrões e peões e divulga raça de cavalos típica do Pantanal (Foto: Fabio Pellegrini)

Hoje (3), às 19h, será realizado o 13º Leilão do Cavalo Pantaneiro. Serão ofertados 35 animais dos melhores criadores da raça de Mato Grosso do Sul e de outros estados. O leilão é promovido pela Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro de MS (ACCP-MS). Durante o leilão, o fotógrafo pantaneiro, Fernando Barros, realiza a exposição “Cavalo Pantaneiro sob um novo olhar”, no Tatersal de Elite da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a organização do evento, o cavalo pantaneiro vem se destacando no mercado por sua resistência e rusticidade. “Essa raça é ideal para a planície e para o planalto, preza pela sustentabilidade e faz parte da nossa história. Na lida com o gado, o cavalo pantaneiro suporta altas temperaturas, tem o casco mais resistente e é excelente nadador. No mercado do turismo, sua docilidade é ideal para o trato com turistas. Nas competições esportivas, como o enduro equestre e as provas de laço, vem se destacando pela agilidade e fôlego”, explica o presidente da ACCP-MS, Vicente Jurgielewicz.

Estudos da Embrapa Pantanal indicam que a preservação do Pantanal é importante, pois a alimentação baseada no capim nativo foi o que manteve a raça ao longo de séculos. A instituição desenvolve, em parceria com a ACCP-MS, pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.

Competição - Na manhã de hoje (3) houve a prova de laço comprido “Vaca Gorda”. A prova foi realizada para promover a união entre patrões e peões, além de divulgar a raça de cavalos típica do Pantanal. O esporte é um dos preferidos no meio rural e serve como opção de lazer para afastar a sensação de isolamento daqueles que vivem no campo. A competição teve competidores amadores, inclusive crianças e mulheres. A dupla vencedora ganhou uma moto 0 km, de 100 cilindradas.

Nos siga no Google Notícias