ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Levantamento da gripe aviária no Pantanal aumenta em 26%

Redação | 23/11/2010 14:42

Equipes do SFA/MS (Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal da Agricultura-MS) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizaram levantamento de amostras para monitoramento da circulação do vírus da gripe do frango na região de Corumbá. A pesquisa aumentou o número de amostras em 26%.

Comparado com o trabalho realizado em 2009, o número de amostras no levantamento deste ano chegou a 576 na região da Curva do Leque, município de Corumbá.

Este é o quarto ano em que o levantamento é realizado, tendo sempre resultados negativos para as amostras realizadas a partir da coleta de sangue e suabes de traquéia e cloaca das aves domésticas criadas nas fazendas pantaneiras (galinhas e patos).

A análise das amostras é feito em laboratório oficial do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Campinas (SP).

A coleta foi concluída no dia 10 de novembro e deve ter os resultados divulgados nos próximos dias.

João Ormay, fiscal agropecuário da SFA/MS, explica que existem espécies de aves migratórias oriundas de países da América do Norte que passam uma temporada no Pantanal em busca de alimento e posteriormente seguem para a região da Patagônia na Argentina.

"Essas aves podem estar contaminadas com o vírus da Influenza Aviária e no momento que compartilham do mesmo ambiente em busca de alimento pode ocorrer risco de contágio para as aves domésticas", disse Ormay.

Com informações do SFA/MS

Nos siga no Google Notícias