ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Mapa faz consulta sobre novas regras de rastreabilidade

Redação | 11/11/2009 21:37

Nesta quarta-feira, representantes e técnicos do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apresentaram ao Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a proposta para mudanças nas regras do Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos).

Por conta disso, o Ministério abrirá ainda este mês uma consulta pública aos produtores rurais, visando o aprimoramento da proposta. A principal mudança é o fim do livro de registros, de acordo com o coordenador do sistema de rastreabilidade, Naor Maia Luna.

Segundo ele, o produtor passará a prestar as informações diretamente à Base Nacional de Dados do Sisbov. Não haverá necessidade do registro de papel, mas sim o informatizado.

Com a nova proposta, o representante do Ministério garante que as mais de 1,6 milhão de propriedades vão conseguir manter os registros em dia. Outra vantagem do novo Sisbov é que o pecuarista vai começar do zero.

O presidente do Fórum Nacional de Pecuaristas de Corte, Antenor Nogueira, destacou que o novo sistema acaba com a burocracia. Para ele, uma série de regras será eliminada, até porque a União Européia nunca exigiu.

Com a apresentação do novo Sisbov ao Fórum, representantes dos produtores nos estados tomaram conhecimento e puderam contribuir com a experiência de quem está na propriedade vivenciando os problemas.

Nos siga no Google Notícias