ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Mapa prevê MS como área livre de aftosa em julho

Redação | 30/06/2008 13:07

Mato Grosso do Sul deve receber no dia 29 de julho o certificado de área de livre de febre aftosa com vacinação durante reunião da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal). A previsão é do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que aguarda a liberação para requisitar a habilitação para retomada das exportações do Estado para a União Européia.

Enquanto a certificação não vem, os pecuaristas sul-mato-grossenses terão certo alívio com a habilitação concedida ao Paraná e São Paulo para a retomada das exportações de carne bovina in natura para o bloco europeu. A autorização foi comunicada nesta segunda-feira ao Mapa pelo Comitê Veterinário Permanente da DG-Sanco, que é o órgão responsável pela saúde animal na União Européia. A decisão será publicada em julho.

Hoje, Mato Grosso do Sul está entre os principais fornecedores de carne bovina para o estado de São Paulo. A venda para o vizinho será um consolo enquanto o Estado não consegue o certificado próprio.

As exportações de Mato Grosso do Sul estão suspensas desde 2005. No início do ano havia expectativa de liberação, mas a OIE pediu mais detalhes sobre o trabalho de prevenção à doença, em especial na região de fronteira. Em princípio, a liberação do Estado estava prevista para agosto deste ano.

Nos siga no Google Notícias