ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

MAPA suspende venda de sementes irregulares em MS

Redação | 21/10/2008 20:36

O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) suspendeu a comercialização de 304 toneladas de sementes de soja em Mato Grosso do Sul. Segundo o ministério, as sementes comprometem a produtividade, eficiência e competitividade do agronegócio sul-mato-grossense.

As sementes irregulares foram localizadas durante fiscalização de rotina no comércio e nas empresas que produzem sementes em vários municípios do Estado. Fiscais Federais Agropecuários do SFA/MS (Serviço de Fiscalização Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura) encontraram sementes de soja de um mesmo lote sendo vendidas em duplicidade.

Foram encontrados ainda certificados de análise de sementes adulterados, falta de identificação nas embalagens ou identificação incompleta e sementes cuja cultivar, verificada em análise laboratorial é diferente da identificada na embalagem. Grande parte das sementes irregulares que tiveram a comercialização suspensa no Estado, por medida cautelar, são oriundas do Rio Grande do Sul.

Estas irregularidades estão sendo apuradas em processos administrativos, onde os autuados têm até 15 dias de prazo para apresentarem defesa e ainda estarão sujeitos a multas no valor de até 125% do valor do produto envolvido ou até 250% do valor, caso seja reincidente.

Informações mais detalhadas poderão ser obtidas junto ao SFA/MS nos telefones (67) 3316-7152 / 3316-7100 ou no e-mail: sefag-ms@agricultura.gov.br

Nos siga no Google Notícias