ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Matriz da Embrapa Gado de Corte é premiada em Minas Gerais

Priscilla Peres | 25/08/2014 18:34

Uma matriz da Embrapa Gado de Corte foi premiada durante a 7ª mostra da Expogenética realizada em Uberaba/MG, este mês. A vaca, chamada de Descoberta, recebeu o prêmio de excelência “Matriz Cláudio Sabino de Carvalho”, que está em sua 3ª edição e homenageia um dos mais destacados criadores da raça nelore, falecido no ano passado.

O animal da Embrapa de Campo Grande competiu com outras cinco matrizes, mas apenas três receberam diploma, dentre elas a Descoberta, que possui registro genealógico definitivo (BRGC 0662), tem sete anos e nove meses e é filha de touro Provador de linhagem do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho (SP).

Para participar desta premiação, o animal deve preencher uma série de requisitos como, por exemplo: idade de cinco a dez anos, ter tido no mínimo quatro partos, parido com até três anos e intervalo entre partos de no máximo 390 dias, além de possuir avaliação genética positiva – tudo documentado e comprovado, no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Dentre um total geral de mais de 400 mil matrizes ativas, apenas 62.870, de 583 diferentes proprietários, cumpriram estes pré-requisitos.

Segundo Antônio Rosa, o que se leva em conta em uma premiação de melhores matrizes, além da avaliação genética e da eficiência reprodutiva ao longo de sua vida, é o rigoroso atendimento ao padrão da raça e as características de conformação frigorífica, harmonia, funcionalidade e habilidade maternal.

A Expogenética é um evento promovido pela ABCZ. A programação constou de exposição de animais, leilões, palestras, workshop e premiações.

Nos siga no Google Notícias