ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Ministério considera MS e mais 15 estados como livres da peste suína

Priscilla Peres | 20/07/2016 09:27

Mato Grosso do Sul e outros 15 estados brasileiros são considerados livres da peste suína clássica, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A decisão e as instruções em relação animais e produtos suínos foram publicadas em instrução normativa no Diário Oficial da União, de hoje.

De acordo com a publicação, é proibida a entrada de suínos ou seu material genético vindo de estados onde ainda há a doença nas unidades federativas consideradas livres da peste suína. Os produtos e subprodutos, como carnes congeladas, miúdos, peles e afins também estão na lista de proibições.

Para que os animais ou produtos possam entrar nos estados livres da doença, é necessário que sejam tomadas medidas preventivas como evitar o contato do produto final com possíveis fontes do vírus da doença durante a elaboração, estocagem e transporte.

Além disso, eles devem ter certificação sanitária emitida pelo serviço veterinário oficial do estabelecimento de processamento, declarando o tratamento e as precauções adotadas para inativar e evitar o contato com possíveis fontes do vírus.

A instrução normativa entre em vigor hoje.

Nos siga no Google Notícias