ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Moka quer Ministério da Fazenda ajudando produtores de MS

Paulo Fernandes | 10/03/2011 17:21

O senador Waldemir Moka (PMDB) requisitou audiência com os ministros da Fazenda e da Agricultura, respectivamente, Guido Mantega e Wagner Rossi. Moka quer expor a situação dos produtores de Mato Grosso do Sul após os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias à colheita de grãos.

O Ministério da Fazenda poderá sugerir medidas ao Conselho Monetário Nacional, que se reúne no próximo dia 31. Entre as possíveis resoluções está a prorrogação do vencimento de eventuais parcelas da dívida agrícola aos produtores rurais do Estado.

Moka diz que a Secretaria de Política Agropecuária já se mostrou sensível aos problemas que atingem municípios produtores de grãos como São Gabriel do Oeste, Maracaju, Sidrolândia e Chapadão do Sul.

Levantamento preliminar da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) indica que as chuvas nos dez primeiros dias de março devem causar prejuízos de R$ 1,5 bilhão aos produtores, com perda média de 50% da safra da soja. “O produtor fica descapitalizado e, consequentemente, fica sem condições de pagar seus compromissos”, diz Moka.

O senador acompanhará amanhã a visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do governador André Puccinelli aos municípios atingidos pelos temporais.

Nos siga no Google Notícias