ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

MS aumentou 13% produção de couro em 2013 e é o 3º no País

Bruno Chaves | 06/06/2014 14:38
Só no primeiro quadrimestre de 2014, MS exportou 19,6 mil toneladas do produto (Foto: Divulgação)
Só no primeiro quadrimestre de 2014, MS exportou 19,6 mil toneladas do produto (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul produziu 1,6 milhão de unidades de couro bovino em 2013 e figurou como o terceiro maior fornecedor brasileiro do produto, ficando atrás somente de Mato Grosso e Rio Grande do sul.

Os dados são do departamento técnico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado), que ainda revelaram que no primeiro quadrimestre de 2014, Mato Grosso do Sul exportou 19,6 mil toneladas de couro. A quantidade é 16% maior do que a registrada no mesmo período do ano passada.

Conforme a Famasul, como forma de potencializar o mercado estratégico da pecuária e valorizar a matéria-prima, o Senar/MS (Serviço de Aprendizagem Rural) oferece, em Porto Murtinho, a capacitação “Preparo e Utilização do Couro”.

O curso acontece entre os dias 9 e 13 de junho, na Fazenda Lucero Porã. O objetivo é ensinar como preparar e utilizar o couro na confecção de peças para o uso no campo.

A peça de couro seccionada, ou seja, dividida e sem defeitos, pode ser vendida por R$ 1,3 mil em Mato Grosso do Sul”, comentou o instrutor do Senar Marcelo Godoy sobre o aproveitamento do produto para elevar o preço.

“É importante capacitar o trabalhador e atentar o produtor rural que essa é uma alternativa para gerar trabalho e renda”, emendou.

O curso Preparo e Utilização do Couro tem carga horária de 40 horas e deve capacitar 10 trabalhadores rurais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3320-9700.

Nos siga no Google Notícias