ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

MS conhece sistema de rastreabilidade usado no Uruguai

Redação | 01/04/2009 08:02

Na tarde de ontem o engenheiro industrial uruguaio, Roberto Oliveira Mattos, apresentou na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) o sistema de rastreabilidade usado em seu País. Participaram da reunião pecuaristas, veterinários e representantes políticos da classe. O sistema de rastreabilidade uruguaio é referência para os demais países da América do Sul.

Mattos explicou que cada animal tem dois dispositivos de identificação independente, um brinco para a identificação visual e outro que contém um dispositivo eletrônico que armazena um número e emite freqüências de rádio. O controle é feito por operadores, pessoas ou empresas devidamente autorizadas e regulamentadas, que enviam os dados para o Sistema Nacional de Información Ganadera.

O engenheiro também falou que o processo é desburocratizado. A autorização de embarque dos animais, similar à Guia de Trânsito Brasileira, no Brasil, pode ser obtida por telefone, na hora do embarque. No Brasil, a autorização que GTA deve ser pedida com antecedência de 24 horas, junto ao Serviço Oficial de Defesa Sanitária Animal.

O vice-presidente da Famasul, Eduardo Riedel, se animou dizendo que o sistema pode se mostrar viável ao Brasil.

Nos siga no Google Notícias