ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

MS figura como produtor mais eficiente de algodão do Brasil, aponta relatório

Bruno Chaves | 13/05/2014 10:06
Estado produziu 1.635 kg/ha da cultura na última safra (Foto: Divulgação/Ampasul)
Estado produziu 1.635 kg/ha da cultura na última safra (Foto: Divulgação/Ampasul)

Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro mais eficiente na produção de algodão, apontou levantamento da Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão).

Na safra 2012/13, o Estado colheu 1.635 quilos do produto por hectare e as expectativas para a safra 2013/14 também são boas. Na produtividade em área, o Estado está em quarto lugar.

O relatório semanal “Programa Fitossanitário” da Ampasul, que ficou pronto na semana passada, trabalha com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O documento lembrou que Mato Grosso do Sul conta com os cotonicultores mais fortes do Brasil.

A eficiência dos estados brasileiros na produção de algodão foi publicada pela Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão). A lista coloca Mato Grosso do Sul no topo, a frente de outras oito unidades da federação.

Mesmo tendo queda (-5,1%) na comparação das safras 2011/12 e 2012/13, de 1.724 kg/ha para 1.635 kg/ha, a produção local continua a maior do País.

Na sequência aparecem os estados do Maranhão, com 1.588 kg/ha; Goiás, com 1.566 kg/ha; Bahia, com 1.504 kg/ha; Mato Grosso, com 1.503 kg/ha; Piauí, com 1.425 kg/ha; Minas Gerais, com 1.365 kg/ha; São Paulo, com 1.333 kg/ha; e Paraná, com 903 kg/ha.

Projeto de eficiência – Para o presidente da Ampasul, Darci Boff, o sucesso do algodão em Mato Grosso do Sul deve-se à capacidade dos produtores em aderir e seguir as tecnologias a eles apresentadas.

Um dos projetos da associação que contribui diretamente para o sucesso é o Programa Fitossanitário do Algodão de Mato Grosso do Sul.

O projeto é desenvolvido da seguinte forma: uma equipe de engenheiros agrônomos visita semanalmente as propriedades para orientar os produtores, gerentes e trabalhadores.

Além do ensinamentos, os engenheiros coletam informações e dados que alimentam as estratégias de controle de pragas, doenças e técnicas para uma produção sustentável.

Os técnicos ainda realizam, frequentemente, reuniões de GTAs (Grupos de Trabalhos do Algodão), onde é possível trocar experiências e dados da cultura durante o ano.

Em todas as regiões do Estado existem GTAs, que são compostos por agricultores, gerentes de fazendas, técnicos e trabalhadores rurais.

Produtividade em área – O maior produtor de algodão brasileiro, em área, ainda é o estado de Mato Grosso. Mato Grosso do Sul figura como o quarto maior produtor da cultura, com área cultivada, neste ano, de 37.164 ha.

Nos siga no Google Notícias