ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

MS participa de congresso sobre sustentabilidade do setor sucroenergético

Elverson Cardozo | 17/07/2012 13:19
Lançamento do congresso foi realizado na Famasul. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Lançamento do congresso foi realizado na Famasul. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Foi lançado na manhã desta terça-feira (17) o 1º Congresso do Setor Sucroenergético do Banco Central (Canacentro 2012). O evento, realizado na sede da Famasul (Federação Agricultura de Mato Grosso do Sul), reuniu autoridades e representantes de entidades.

Vice-presidente institucional da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) e coordenador do Conacentro, Bartolomeu Braz Pereira, atribuiu a criação do 1º congresso a Mato Grosso do Sul, por ser um dos Estados que mais produz cana-de-açuçar no Brasil.

O Estado tem 1,35% de área plantada. Goiás e Mato Grosso aparecem com 1,98% e 0,24%, respectivamente. Segundo Bartolomeu, o zoneamento agroecológico do Centro-Oeste aponta para 30.284.429 milhões de hectares aptos para o plantio, mas apenas 1.379.400 milhões foram plantados, o que corresponde a 4,6% de todo a área territorial.

Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, o congresso é momento importante para o Estado porque o crescimento do setor, no Estado, vem desacelerando nos últimos anos.

O setor sucroenergético, declarou, vem sofrendo não só com as condições climáticas, mas também com ações do governo federal, daí a importância da união de esforços da região centro-oeste do país.

Relizado pela Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) e Sifaeg/Sifaçucar (Sindicato das Industrias de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás, o Conacentro será realizado em Goiânia, nos dias 15 e 16 de agosto.

A discussão sobre a sustentabilidade da produção sucroenergética é a principal proposta do congresso que vai unir os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Coordenador do Conacentro, Bartolomeu Braz Pereira. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Coordenador do Conacentro, Bartolomeu Braz Pereira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Bartolomeu Braz afirmou que o encontro será uma oportunidade para os produtores rurais se unirem e, além disso, se entenderem. “O produtor rural tem que se diversificar. Não se pode jogar todas as fichas em uma única produção”, disse.

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sergio Longen, disse que o mercado ainda está se consolidando e por isso é preciso desburocratizar o setor porque “está ficando cada vez mais difícil produzir”

Longen disse ainda que cada vez mais estados estão voltando ao passado e propôs a realização de um fórum sobre a industria do setor de bioenergia de Mato Grosso do Sul. “É preciso uma legislação mais transparente”, disse.

Inscrições – As inscrições para o Conacentro 2012 podem ser feitas no site do Sistema Faeg. Mais informações pelo e-mail canacentro@faeg.com.br. O evento é destinado e produtores rurais, empresários, investidores, profissionais da área técnica, consultores, autoridades e acadêmicos.

Prefeito de Dourados, Murilo Zauith. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Prefeito de Dourados, Murilo Zauith. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Canasul - Durante o encontro na manhã desta terça-feira também foi lançado a 6ª edição do Canasul, evento destinado ao setor sucroenergetico de Mato Grosso do Sul, que acontece durante a 2º feira Agrometal, no Parque de Exposições de Dourados, de 22 a 24 de outubro.

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith destacou a participação do município no setor e afirmou que é preciso gerar energia, mas dar às indústrias condições de trabalho. “Nossas usinas hoje tem investimentos de bilhões de reais”, pontuou.

A previsão é de que 5 mil pessoas passem pelo local. São esperados palestras com nomes nacionais, 43 expositores, 17 oficinas temáticas e 70 empresas participantes na rodada de negócios.

Haverá, ainda, 33 estantes internos, 10 áreas com estandes externos, praça de alimentação, auditório de palestras e sala de imprensa.

Nos siga no Google Notícias