ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS recolheu 2,2 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos em 2011

Jeozadaque Garcia | 16/03/2012 23:50

Mato Grosso do Sul recolheu, em 2011, 2.289 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos e atingiu a meta nacional, que é de 94% de todo o montante que é comercializado. Houve um aumento de 5% em relação ao ano de 2010, que obteve recolhimento de 2.175 mil toneladas.

“A correta destinação das embalagens de defensivos agrícolas é uma prática que nossos produtores já se conscientizaram da importância e já adotam como prioridade. Os resultados fazem parte desse novo modelo de agricultura que concilia eficiência produtiva e respeito ao meio ambiente”, analisa Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Em todo o país, de acordo com dados do InpEv (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, 34 mil toneladas de embalagens foram recolhidas em 2011, um índice 9% maior que no período anterior. A meta é aumentar esse número em 9% para 2012.

“É um trabalho conjunto da fiscalização, feita pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), dos revendedores e que só conseguimos alcançar porque já era do entendimento do nosso produtor rural da importância da ação, antes mesmo da legislação pertinente ao recolhimento ser criada”, aponta o coordenador regional do InpEv, Hamilton Rondon.

Existem 18 pontos de recolhimento em Mato Grosso do Sul, que se encontram nas principais regiões agrícolas do Estado.

Nos siga no Google Notícias