ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS registra 12 casos de ferrugem asiática em lavouras de soja

Renata Volpe Haddad | 28/12/2015 17:15
Em Aral Moreira, são quatro casos de ferrugem asiática em lavouras de soja do tipo comercial. (Foto: Cláudia Vieira Godoy/Embrapa)
Em Aral Moreira, são quatro casos de ferrugem asiática em lavouras de soja do tipo comercial. (Foto: Cláudia Vieira Godoy/Embrapa)

Nove casos de ferrugem asiática foram registrados em dezembro nas lavouras de soja e na safra de 2015/2016, Mato Grosso do Sul já soma 12 registros, sendo três em novembro.

De acordo com Consórcio Antiferrugem, parceria público-privada no combate à ferrugem asiática, Mato Grosso do Sul está em terceiro lugar entre os Estados com registros, ficando atrás do Paraná, que contabiliza mais casos e Rio Grande do Sul.

No Estado, Aral Moreira contabiliza quatro casos da doença, e o consórcio registrou a doença nos dias 14 e 26 de dezembro, em lavouras do tipo comercial.

Em Dourados, já são dois casos e o primeiro de ferrugem asiática aconteceu no dia 3 de novembro no município em lavoura do tipo soja voluntária. O segundo registro foi em 10 de dezembro, em lavoura comercial.

Três casos de ferrugem asiática foram registrados nesta segunda-feira (28) em Maracaju, Naviraí e Ponta Porã, todos em lavouras de soja comerciais.

Em 12 de novembro, Ponta Porã registrou o segundo caso no Estado, também em lavoura de soja voluntária da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e o segundo foi analisado hoje, em lavoura comercial.

Outro caso de ferrugem asiática foi registrado em Amambai, no dia 2 de dezembro, em lavoura de soja comercial da Embrapa.

Brasil – Até 28 de dezembro, são 167 casos da doenças registrados no país, sendo 82 no Paraná e 49 no Rio Grande do Sul. São Paulo tem registro de 11 casos, Mato Grosso e Santa Catarina são cinco registros e Minas Gerais são dois e Tocantis, um caso de ferrugem asiática.

Ferrugem - É considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer fase da soja. Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos.

Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Nos siga no Google Notícias