ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

MS tem 3 municípios na lista dos maiores produtores de carvão vegetal

Caroline Maldonado | 10/11/2015 08:12
Produção de carvão vegetal foi de 172,3 mil toneladas, em 2014 (Foto: Arquivo)
Produção de carvão vegetal foi de 172,3 mil toneladas, em 2014 (Foto: Arquivo)

Entre os municípios com maior produção de carvão vegetal do extrativismo no país, estão Aquidauana, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, conforme levantamento referente a 2014, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística).

Em Mato Grosso do Sul, a produção resultou em 172,3 mil toneladas naquele ano. Em todo o país, foram produzidas 1 milhão de toneladas em 2014, aumento de 1,4% em relação a 2013. O maior produtor de carvão é o Maranhão e MS fica em segundo lugar, com 172,3 mil toneladas.

Na região oeste do Estado, Aquidauana produziu 25 mil toneladas de carvão vegetal, no ano passado e ocupa o quarto lugar na lista dos que mais produzem. Em seguida, vem Ribas do Rio Pardo, cidade no leste de MS, com 25 mil toneladas. Campo Grande é o 11º, com 15 mil toneladas.

Quanto ao carvão de silvicultura, por sua vez, o Estado é o terceiro maior produtor. Minas Gerais é o primeiro da lista, seguindo pelo Maranhão e o quarto da lista é a Bahia. Juntos, eles foram responsáveis por 96,3% da produção nacional.

Segundo o IBGE, 98% do total produzido no país vem do eucalipto. Entre os 20 maiores produtores municipais está Ribas do Rio Pardo, com 110 mil toneladas.

Mato Grosso do Sul ficou em quinto lugar na produção de madeira em tora para papel e celulose, com 8,3 milhões m³. Da madeira utilizada para fabricação de papel e celulose no país, 83,6% vêm do eucalipto.

Os principais municípios produtores são Almeirim (PA); Três Lagoas (MS); e Telêmaco Borba (PR). A cidade sul-mato-grossense tem três grandes indústrias. A Fibria tem foco em celulose e a Eldorado e International Paper são produtoras de papel e celulose.

Nos siga no Google Notícias