ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

MS vende 60,4% da carne bovina para Rússia e exportação cresce 19% em julho

Caroline Maldonado | 21/08/2014 13:20
Rússia comprou 60,4% do total exportado (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Rússia comprou 60,4% do total exportado (Foto: Arquivo Campo Grande News)

Os produtores sul-mato-grossenses que exportam carne bovina in natura comemoram o crescimento de 19% no volume do produto exportado em julho, em relação ao mesmo período do ano passado. No último mês, Mato Grosso do Sul vendeu a outros países 14,9 mil toneladas, contra 12,5 mil toneladas exportadas em julho de 2013. Somente a Rússia comprou 60,4% do total exportado no mês passado, o que representa 9 mil toneladas de carne

Os valores foram levantados pelo departamento de economia da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e divulgados pelo informativo Casa Rural. As vendas para o mercado russo demonstram o fortalecimento da pecuária local, na avaliação do diretor-secretário da Famasul, Ruy Fachini.

"A Rússia sempre foi um importante mercado da carne bovina do Estado, mas os últimos resultados são ainda mais animadores, considerando que representam o dobro do que foi vendido no mesmo período do ano passado", destaca Fachini, ao lembrar que as compras da Rússia foram de 4,1 mil toneladas em julho de 2013.

Preço - Em julho, o preço da arroba do boi gordo ficou na média de R$ 116,76, com leve queda de 0,67% frente junho. O relatório das cotações está disponível no site da Famasul. 

A gestora do departamento de economia da Famasul, Adriana Mascarenhas, alerta que os preços da arroba do boi gordo devem subir nos próximos meses, pois o atual panorama da pecuária de corte é de desequilíbrio entre a oferta e demanda.

"Entre junho e julho, os abates de bovinos no Estado caíram quase 7%, a segunda maior queda no ano. A redução foi ocasionada pela menor quantidade de animais de pasto e de confinamento em algumas regiões do Estado", afirma.

Nos siga no Google Notícias