ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Na tribuna do Senado, Moka nega que Código Florestal estimule o desmatamento

Débora Diniz, de Brasília | 02/06/2011 17:34

Parlamentar argumenta que exigir recuperação de área degradada não é perdão

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) usou agora há pouco a tribuna do Senado para condenar o argumento de que o texto do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados seja um estímulo ao desmatamento.

“O produtor que desmatar depois de 2008 será punido com multa, e aqueles que desmataram antes dessa data precisarão entrar no programa de recuperação de terra degradada”, disse.

O parlamentar argumentou que só seria possível falar em anistia a desmatadores se eles estivessem isentos de qualquer reparação pelos danos causados. Na visão do senador, ao se comprometer a recuperar a área degradada, o produtor está arcando com os prejuízos ambientais.

“O que é mais importante, a multa ou a área recuperada?”, indagou

Do Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apoiou o discurso de Moka. “Anistia é quando alguém recebe multa e é perdoado”, disse. Ao substituir a multa pelo perdão, explicou a parlamentar, o governo não está abrindo mão da reparação. “Queremos dinheiro ou florestas?”, completou.

Moka também mencionou a produtividade de Mato Grosso do Sul, “terceiro produtor de grãos do País”, e a preservação no estado. “No Pantanal, 80% da vegetação é nativa”, reforçou, tentando mostrar que uma região produtora não precisa degradar o meio- ambiente.

O senador fez, ainda, uma comparação entre o Brasil e as economias mais desenvolvidas. “Somos a nação que mais produz alimentos de forma sustentável”, afirmou. Por este motivo, o País não deveria ceder à pressão de “ONGs de países que já degradaram boa parte das suas terras”.

O relatório sobre o projeto de lei que altera o Código Florestal (PLC 30/2011) deverá estar pronto para votação em Plenário em um prazo de 90 a 120 dias, no máximo. A informação foi dada na manhã de hoje pelo presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Nos siga no Google Notícias