ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Negociações para solucionar conflito que gerou morte emperram em Brasília

Filipe Prado e Edivaldo Bitencourt | 16/11/2014 08:45
Índios plantam em área ocupada e impasse sobre valor de terra continua (Foto: Arquivo)
Índios plantam em área ocupada e impasse sobre valor de terra continua (Foto: Arquivo)

Há um ano e meio o município de Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, é cenário do conflito por terras entre indígenas e produtores rurais. Com as negociações paradas sobre a Reserva Buriti, eles esperam uma posição do Governo Federal, que ainda não se manifestou sobre o verdadeiro “dono das terras”. O nó da questão está no valor dos 15 mil hectares, exigidos pelos índios, mas que estão em poder dos produtores rurais.

O ex-deputado estadual e proprietário da Fazenda Buriti, Ricardo Bacha, taxou o governo como irresponsável pela demora no processo. “Estamos sendo levado com a barriga”, comentou. A Fazenda Buriti foi ocupada por um grupo de 100 índios no dia 15 de maio de 2013.

Atualmente, de acordo com o indígena Otoniel Terena, 33 anos, morador da fazenda, cerca de 100 famílias vivem no local. Ele disse que as negociações pararam desde a recusa do Governo em aumentar a proposta de compra da fazenda de R$ 80 milhões para R$ 130 milhões.

“Depois que o Governo fez aquela negociação, nada andou. Agora estamos aguardando um posicionamento, mas acho que este ano não acontece mais nada”, acreditou Otoniel. Uma das esperanças dos indígenas é a troca do governo do Estado. “Uma das propostas da campanha do Reinaldo Azambuja (PSDB) era resolver esta situação”.

Bacha revelou que o Governo está estudando propostas, mas afirmaram que não pretendem elevar o valor da compra. “Eles estão enganando nós e os índios. Os indígenas acreditaram que eles iriam resolver a situação, mas não fizeram nada”.

O proprietário das terras ainda contabiliza muitos prejuízos pela perda da fazenda. “Me tiraram do trabalho, foi um prejuízo tremendo, além de desorganizar a vida de muita gente”, contou. “Eles (Governo) não querem saber o que acontece com a gente quando somos invadidos”, desabafou Bacha.

O advogado dos proprietários rurais, Newley Amarilla, alegou que ainda nada foi articulado pelo Governo. “Estamos esperando que o Supremo Tribunal Eleitoral julgue o recurso e decida”, alertou.

O conflito - A Funai (Fundação Nacional do Índio) é favorável à ampliaçaõ da área indígena de 2 mil para 17 mil hectares. Os índios invadiram as fazendas em 2003 para forçar a demarcação, mas o processo parou na Justiça.

No entanto, no ano passado, eles voltaram a ocupar as fazendas e o conflito ganhou dimensão nacional após um índio ser morto durante a desocupação da área. O governador André Puccinelli (PMDB) pediu a presença da Força Nacional de Segurança na região e presidente Dilma Rousseff (PT) prometeu uma solução para o conflito.

No entanto, um ano e meio depois, o Governo federal não aceitou elevar o valor da área e a decisão sobre o valor da indenização deverá ser decidido pela Justiça. Ao parar nos tribunais, a disputa pode se prolongar por anos. Só para ter uma ideia, uma ação para ampliar a reserva kadiwéu demorou 25 anos no Supremo Tribunal Federal.

Nos siga no Google Notícias