ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Nelore MS lança hoje programa para identificar reprodutor de melhor carga genética

Paula Maciulevicius | 30/06/2011 16:09

Com o programa, pecuarista associaado recebe avaliação genética do rebanho, com a identificação dos melhores touros da geração

Programa será lançado esta noite, em seminário técnico na Famasul. (Foto: Divulgação)
Programa será lançado esta noite, em seminário técnico na Famasul. (Foto: Divulgação)

A Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, lança nesta noite, o PAT (Programa de Avaliação Total), que vai identificar anualmente os reprodutores da raça Nelore do Estado que sejam portadores da melhor carga genética nas características que influenciam a eficiência econômica da raça.

O Programa será lançado em um seminiário técnico que acontece na Famasul, a partir das 18h. O evento contará com a participação de especialistas do setor pecuário, sobre temas como marcadores moleculares e melhoramento genético.

A partir das 18h, os produtores podem se cadastrar. A abertura oficial está marcada para acontecer às 18h30, com o presidente da Nelore MS, Guilherme Bumlai.

O projeto se desenvolve em várias fases, sendo a primeira a avaliação genética dos rebanhos participantes, para identificar os indivíduos com desempenho superior.

Na etapa seguinte acontece uma prova de controle individual, na qual por um período de 84 dias os reprodutores serão tratados em regime de confinamento, para que sejam feitas as medidas e análises necessárias das avaliações individuais. De 4 a 6 de agosto será a entrada na prova, no Confinamento Malibu e no dia 2 de novembro acontece a fase final, o julgamento.

Como benefício imediato, o criador associado do PAT receberá uma avaliação genética do rebanho, com a identificação genética dos melhores touros da geração e um apoio permanente da equipe do programa.

Os pecuaristas interessados devem entrar em contato com a associação através dos telefones (67) 3342-1746 / 3342-4222 ou pelo email

Nos siga no Google Notícias