ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

No primeiro trimestre, abate de bois teve queda de 4,7% em MS

Caroline Maldonado | 26/06/2014 15:21
Mato Grosso do Sul registrou queda de 4,7% no abate de bovinos (Foto: Marcos Ermínio)
Mato Grosso do Sul registrou queda de 4,7% no abate de bovinos (Foto: Marcos Ermínio)

No primeiro trimestre deste ano, Mato Grosso do Sul registrou queda de 4,7% no abate de bovinos, em relação ao mesmo período de 2013. Menos bois abatidos significa oferta menor de carne no mercado, o que, aliado a outros fatores, ajuda a explicar a alta no preço do preço do produto. Ainda assim, o Estado se mantém em segundo lugar no ranking, perdendo apenas para Mato Grosso, que também apresentou queda no abate, de 3,4%.

No abate de suínos e de frangos Mato Grosso do Sul teve alta na comparação dos trimestres. Foram abatidos 11,7% suínos e 4,3% frangos a mais do que o primeiro trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em contrapartida, os produtores de todo o estado exportaram 29,1% a mais de carne bovina in natura, nesse primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente de janeiro à março desse ano foram exportadas mais de 38 milhões de quilos, contra pouco mais de 30 milhões do trimestre de 2013.

A exportação de frangos também teve alta. Foram mais de 37 milhões de quilos, contra pouco mais de 27 milhões do mesmo período de 2013, o que representa aumento de 38,2%. A exportação de carne suína é bem menor, porém também teve alta nesse trimestre. Foi exportado 18,6% a mais em relação ao três primeiros meses do anos passado. Nesse ano foram 3.270.763, enquanto nos mesmos meses de 2013, foram 2.757.733 de quilos.

De acordo com o levantamento do IBGE, Mato Grosso do Sul é líder da região Centro-Oeste no consumo de leite. De janeiro a março de 2013 foram adquiridos 54.632 litros de leite, valor 1,5% abaixo do adquirido no mesmo período desse ano, que foi 55./464 litros.

Segundo o IBGE, relatos dos proprietários dos estabelecimentos que fizeram parte da pesquisa apontam que o ganho de participação regional e o aumento da aquisição total de leite no Centro-Oeste estão relacionados a entrada de novos produtores, as boas condições climáticas e as pastagens, além do período de safra do produto.

Nos siga no Google Notícias