ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Nova variedade de soja da Embrapa estará disponível para a safra 2013/2014

Empresa de pesquisa lança semente de soja super precoce para solos de média e alta fertilidade

Carlos Martins | 24/01/2013 09:45
Variedade de soja da Embrapa estará disponível para plantio no início de outubro (Foto: Rodrigo Pazinato)
Variedade de soja da Embrapa estará disponível para plantio no início de outubro (Foto: Rodrigo Pazinato)

Uma das novas variedades de soja que estarão disponíveis no mercado para o plantio da safra 2013/2014 é a BRS 360 RR da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolvida em parceria com a Fundação Meridional. A variedade é uma das 50 variedades desenvolvidas por 15 empresas e que está sendo lançada na Showtec 2013 em Maracaju. A feira tecnológica, que em sua 17ª edição reúne 130 expositores, vai até esta sexta-feira no campo experimental da Fundação MS, realizadora do evento.

A cultivar, cem por cento transgênica tem como característica a precocidade, possibilitando ao produtor a antecipação do plantio. “A semente poderá ser plantada assim que terminar o período do vazio sanitário, já no dia 1º de outubro. Mesmo após o florescimento em 30 dias, a planta continua a crescer”, explica o pesquisador da Embrapa, Euclides Maranho.

A semente – grupo de maturação 6.2 - tem boa adaptação ao solo de Mato Grosso do sul e foi desenvolvida para solos de média e alta fertilidade com ciclo médio de 110 dias. Segundo a Embrapa, as sementes começam a ser distribuídas para as empresas começaram a fazer a multiplicação tornando-as disponíveis para o mercado.

Outra variedade lançada na Showtec e exclusiva para o plantio na região sul do Estado é a AS 3610 IPRO da Monsanto, igualmente transgênica. Tais sementes, geneticamente modificadas, são as mais preparadas para resistir ao avanço das pragas por causa da aplicação de um único herbicida, o glifosato. De acordo com técnicos da Agroeste, empresa do Grupo Monsanto, A AS 3610 não necessita da aplicação de inseticidas para combater as principais lagartas da soja (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta das maçãs e lagarta broca das axilas).

Milho super precoce da Monsanto tem ciclo de 140 dias (Foto: Rodrigo Pazinato)
Milho super precoce da Monsanto tem ciclo de 140 dias (Foto: Rodrigo Pazinato)

Milho - A mesma empresa está lançando na feira a variedade 1661 de milho também desenvolvida para o sul de Mato Grosso do Sul. A semente foi plantada pela primeiro vez no campo experimental da Fundação MS, em Maracaju. Super precoce, com ciclo é de 140 dias (ciclo 795 UC), a principal característica da semente é o rápido secamento. Os novos lançamentos das sementes atraem produtores principalmente de Ponta Porã, dourados, Rio Brilhante e Caarapó.

Nos siga no Google Notícias