ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Novo Código Florestal traz segurança jurídica para produtor, diz Famasul

Nicholas Vasconcelos | 26/09/2012 16:25

Diretoria da Famasul avaliou o Novo Código Florestal como positivo para MS. (Foto: Simão Nogueira)
Diretoria da Famasul avaliou o Novo Código Florestal como positivo para MS. (Foto: Simão Nogueira)

A aprovação do Novo Código Florestal pelo Senado ontem trouxe segurança jurídica para o produtor rural, diz a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), os diretores Almir Dalpasquale, Ruy Fachini Filho e o assessor jurídico da entidade, Carlo Daniel Coldibelli, afirmaram que a lei aprovada atende às expectativas do setor em Mato Grosso do Sul e ampara o produtor rural do ponto de vista legal ao definir a metragem das APP (Áreas de Preservação Permanente).

O novo Código Florestal substitui a MP (Medida Provisória) sancionada pela presidente Dilma Roussef e que preenchia lacunas referentes à definição das metragens das APPs. Com o novo texto, a recomposição da mata ciliar nas propriedades médias e grandes, que têm de 4 a 15 módulos fiscais, com rios de 10 metros de largura deve ser de 15 metros. Nas fazendas maiores, independente do tamanho do curso d’água, devem ser recompostas de 20 metros e 100 metros, de acordo com a definição dos órgãos estaduais.

Não há uma estimativa de quantas propriedades rurais sejam afetadas pela mudança em Mato Grosso do Sul, mas segundo a Famasul, a preservação das APPs chega a 90% em todo Estado.

Para o diretor Almir Dalpasquale, a nova lei traz mais clareza para o produtor no que diz respeito à conservação ambiental. “O que tínhamos antes era uma coisa muito vaga e nesse momento de sustentabilidade é muito bom poder se adequar. Tenho certeza que essa mudança vai ser aceita no meio rural”, afirmou.

Embora a Lei não atenda todas as demandas do setor, para Ruy Fachini Filho, a nova medida mostra que o produtor não é o vilão para a natureza e que ele sempre agiu como ambientalista.

O Código Florestal prevê a criação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), que vai reunir todas as informações sobre o tamanho das propriedades, reserva legal e áreas de preservação. Na opinião do assessor jurídico, Carlo Daniel Coldibelli, o processo de criação desse cadastro deve ser cumprido de médio a longo prazo e deve ser a parte mais demorada da implantação do Novo Código.

Coldibelli frisou que a nova lei ambiental não trata de anistia, já que os produtores que estavam dentro da legalidade na antiga medida terão de regenerar as áreas degradas. “Não se pode falar que o produtor estava ilegal porque ele cumpria a lei que estava em vigor”, afirmou.

Vetos - O Código Florestal segue para a sanção da presidente Dilma Roussef e deve entrar em vigor assim que publicada. O texto pode sofrer sanções por parte do Executivo, mas para a Famasul as mudanças não devem ser substanciais a ponto de interferir no que já foi definido pelo Congresso.

Nos siga no Google Notícias