ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

OIE mantém status de risco insignificante para Mal da Vaca Louca no Brasil

Nícholas Vasconcelos | 11/02/2013 13:56

A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) manteve o status de risco insignificante no Brasil para a Mal da Vaca Louca, como é conhecida a Encefalopatia Espongiforme Bovina. O anuncio foi nesta segunda-feira (11), depois de um reunião com a técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária, na semana passada em Paris.

De acordo com o Ministério, o comitê científico afirmou que a identificação de um caso atípico, numa fazenda do Paraná, não coloca em risco a saúde animal ou dos consumidores dos parceiros do Brasil.

A decisão do comitê científico da OIE deve facilitar a retirada dos embargos de alguns países contra a importação de carne do Brasil.

Para o diretor de Saúde Animal do Ministério, Guilherme Marques, o principal fator deste processo é o reconhecimento das medidas adotadas pelo Brasil no sistema de prevenção. “A manutenção do status reafirma a qualidade do sistema de defesa implementado pelo País para prevenir a ocorrência da EEB”,disse.

No fim do ano passado, o Ministério divulgou o registro de um caso em 2012 no Estado vizinho de Mato Grosso do Sul.

Esse caso, chamado de não clássico, foi em um animal de idade avançada, de 13 anos, morreu em menos de 24 horas e era criado a pasto.

A ocorrência levou a suspensão da importação da carne brasileira pelo Japão, China e África do Sul.

Nos siga no Google Notícias