ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Para secretária, missão européia levará "susto" em MS

Redação | 20/01/2009 07:05

"Eles vão levar um susto com o que viram no ano passado e o que vão ver neste ano". A afirmação da secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Côrrea da Costa, é sobre a visita que a Missão Européia fará a Mato Grosso do Sul nesta semana.

O mercado europeu é o que melhor remunera pela carne bovina, contudo exige que todos os animais sejam rastreados. Conforme a secretária, a expectativa é que a inspeção técnica faça com que Mato Grosso do Sul volte a exportar com força.

Segundo a secretária, a missão técnica vai se dividir em dois grupos: um vai para a ZAV (Zona de Alta Vigilância), na região de fronteira, e o segundo vai conhecer as fazendas habilitadas a exportar carne para a Europa.

"Na ZAV, o trabalho foi enorme. [O rebanho] Tem quase um milhão de cabeças brincadas, monitoradas", afirma Tereza Cristina. Ela também destaca a GTA (Guia de Trânsito Animal) eletrônica e os caminhões lacrados.

"O trânsito irregular diminui drasticamente", afirmou em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

A secretária reconhece que o contrabando de bovinos persiste, mas em menor escala.

No mês passado, o Estado foi liberado para exportar carne in natura para o mercado europeu. No entanto, só há duas propriedades certificadas: uma em Campo Grande e a segunda em Três Lagoas.

Itinerário - A primeira equipe, formada por dois veterinários europeus, chega amanhã e segue para a Zona de Alta Vigilância. A segunda equipe, que chegará no dia 27, visitará os municípios de Três Lagoas, Naviraí e Campo Grande, onde auditará propriedades aprovadas pelos Fiscais Agropecuários da SFA (Superintendência Federal de Agricultura) no último dia 23 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias