ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Paraguai confirma segundo foco de febre aftosa em apenas três meses

Marta Ferreira | 03/01/2012 09:43

Caso da doença surgiu no departamento de San Pedro, o mesmo onde já havia sido registrado foco em setembro

Após o foco de setembro, o Paraguai perdeu o status de área livre da doença com vacinação. (Foto: ABC Color)
Após o foco de setembro, o Paraguai perdeu o status de área livre da doença com vacinação. (Foto: ABC Color)

O Governo Paraguaio confirmou, ontem à noite, um novo foco de febre aftosa, no departamento de San Pedro, o mesmo onde a doença reapareceu em setembro.

De acordo com o jornal ABC Color, a suspeita sobre a existência de novo foco surgiu no dia 30 de dezembro, no mesmo dia em que foi promulgado decreto suspendendo o estado de emergência sanitária, declarada após o surgimento da doença em setembro de 2011, na estância Santa Helena.

A fazenda onde foi identificado o foco estava interditada desde que surgiu a suspeita. Ela fica no distrito de Piri Pukú, na periferia de San Pedro, a cerca de 340 quilômetros da capital Assunção, e a 20 quilômetros do foco detectado em setembro.

Foram determinados exames, que confirmaram a suspeita. Por causa do foco anterior, o Paraguai perdeu o status de área livre da doença com vacinação, que esperava recuperar em 18 meses, previsão que agora volta a cair. Em setembro, foram impostas restrições, pelo Brasil, ao trânsito e comercialização de carne e bovinos paraguaios.

Em Mato Grosso do Sul, foi montada uma operação para evitar o trânsito de animais, com o Exército nas regiões de fronteira.

O Paraguai calcula que mais de 5 mil postos de trabalho foram perdidos após o ressurgimento da doença. A perda em valores é estimada em mais de 70 milhões de dólares, conforme o ABC Color.

Nos siga no Google Notícias