ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Participação de MS na produção de grãos do Brasil cresce 0,40% em agosto

Liana Feitosa | 11/09/2015 12:45
Safra nacional de milho também acompanha tendência e, até o momento, está estimada em 84,3 milhões de toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano anterior. (Foto: Famasul)
Safra nacional de milho também acompanha tendência e, até o momento, está estimada em 84,3 milhões de toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano anterior. (Foto: Famasul)

Participação total de Mato Grosso do Sul na produção de grãos do país cresceu 0,40% neste mesmo mês, partindo de 7,7% em julho e atingindo 8,1% em agosto, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), divulgado nesta sexta-feira (11).

Aumento - No ano passado, a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas no território sul-mato-grossense foi de 14,8 toneladas, chegando a 16,1 toneladas em julho de 2015 e atingindo 16,9 toneladas em agosto deste ano.

Entre os principais responsáveis pelo avanço está o milho segunda safra que, em MS, subiu de 8,3 toneladas em julho para 9,1 toneladas em agosto. A safra nacional de milho também acompanha essa tendência e, até o momento, está estimada em 84,3 milhões de toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano anterior.

Em relação à cana de açúcar, o crescimento esperado em relação ao ano anterior é mais expressivo em termos de volume de produção, e a estimativa é que produção em Mato Grosso do Sul cresça 16,3%.

Explicação - O fenômeno se deve à recomposição do preço do álcool e a valorização do dólar, aumentando a competitividade do açúcar brasileiro. Isso influencia diretamente na valorização do preço da tonelada da cana, o que repercute no aumento dos investimentos nas lavouras canavieiras.

Por isso, a participação do Estado na safra de cana sobe para 7,3% neste ano, contra os 6,4% de 2014. Já a produção de soja permanece estável no Estado, ficando em 7,3 toneladas em agosto.

Desta forma, a oitava estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas do IBGE totalizou 210 milhões de toneladas, superior 8,6% à obtida em 2014, que foi de 193,3 milhões de toneladas. Além disso, ela também supera, em 0,5%, a avaliação de julho, deixando agosto 1 milhão de toneladas à frente do número estimado em julho.

Conab - Segundo levantamento do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), também divulgado nesta sexta-feira, a safra brasileira de grãos de 2015 chega a 209,5 milhões de toneladas, representando aumento de 8,2% ou 15,9 milhões de toneladas sobre da produção do ano passado, que foi de 193,62 milhões de toneladas.

O ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná, foi um dos responsáveis pelo crescimento.

Nos siga no Google Notícias